terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Romero Britto no carnaval 2012






Campeã do Grupo de Acesso em 2011, a Renascer de Jacarepaguá coloriu a Sapucaí com a homenagem ao artista plástico Romero Britto, nascido em Recife (PE). Com o enredo "O Artista da Alegria dá o Tom na Folia", a escola entrou para espantar de vez o fantasma do rebaixamento com um desfile impactante e com a cara e os traços do pintor. O desfile foi encerrado sem problemas.

Segundo o carnavalesco, que concedeu entrevista antes do desfile, a obra de Romero tem a cara do Carnaval, e isso foi bem utilizado na avenida do samba. "A gente vai dar vida à obra de Romero com muito movimento e colorido. Para driblar a poluição visual, que foi a nossa maior preocupação, vamos seguir uma ordem cromática para que tudo funcione bem. A estratégia é colocar as cores no momento certo e na hora certa, dividindo o cenário com o preto marcante da obra dele", disse.

Com movimentos e grandes esculturas, a Renascer desfilou com 34 alas, sete carros alegóricos e um total de aproximadamente 3.500 componentes.

No primeiro setor, anjos prateados iluminaram uma espécie de fábrica de cores. Para o carnavalesco, Deus deu a Romero, que teve uma infância pobre numa favela de Recife, a genialidade na arte de brincar com formas.

A descoberta da arte por Romero foi retratada no segundo setor, que falou da importância do conhecimento. Já que o pintor passou a gostar de arte quando recebeu, ainda criança, um livro do seu irmão mais velho contendo ricas referências de renascentistas.

As obras de Romero Britto foram retratadas entre carros alegóricos e fantasias. Representando o Rio, a estátua do Cristo Redentor apareceu no terceiro carro alegórico.

O preto característico nas obras do artista foi retratado pela bateria, comandada pelo mestre Paulão. Numa homenagem à arte popular, a vermelha e branco da zona oeste fechar o desfile com o artista, que apareceu no último carro com a família e amigos --como as netas da família Kennedy, que vem dos Estados Unidos apenas para o desfile.



(Fonte Folha.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário