sexta-feira, 30 de março de 2012

Pindorama

A música do Palavra Cantada que trabalhamos em aula:

Tema Virtual 30/03/12

Oi turma

conforme nossa combinação, o tema deverá ser escrito no caderno para apresentar segunda-feira.
A pesquisa será sobre os seguintes países: Brasil, Portugal, Alemanha, Itália e Polônia.

Procurar:
- localização
- capital
- extensão territorial
- idioma
- população total
- moeda
- bandeira

Lembrem-se que no mapa virtual que coloquei aqui no blogue tem todas essas informações, basta procurarem!

Beijos e até mais

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mais ossinhos!




Experiências

Na sexta-feira (23/03) fizemos nossas primeiras experiências no Laboratório de Ciências. Dividimos a turma em três grupos para testar alguns experimentos:

Abaixo vemos as fotos dos grupos.

1° grupo- colocou osso de galinha em água fervente













2° grupo- colocou osso de galinha em refrigerante de cola





3° grupo - colocou osso de galinha em uma mistura de vinagre e água.




Em breve teremos vídeos apresentados pelos alunos, mostrando como fizeram as experiências e os resultados das mesmas.

Mapa virtual



O IBGE lançou um mapa virtual muuuuuuiiiiiito legal. Vale a pena darem olhada.

Clique aqui

sábado, 17 de março de 2012

A nossa caveirinha



O esqueleto é o que sustenta todo o peso do nosso corpo. Ele é formado por ossos.

Apesar de duros, os ossos são vivos e crescem. Cada osso é uma mistura de sais minerais, que deixam o osso duro e resistente, e colágeno, um tipo de proteína que dá mais elasticidade e faz o osso não se quebrar facilmente.

No interior dos ossos existe uma substância chamada medula óssea. Ela é uma espécie de fábrica que produz as células do sangue.

Além de ajudar nos movimentos, eles protegem órgãos vitais. Os ossos do crânio, por exemplo, protegem o cérebro.

Fonte:http://recreio.com.br/licao-de-casa/todo-mundo-tem-esqueleto

Células

Assistam ao vídeo sobre células e as modificações no nosso corpo.
Bem legal!



Clique aqui>

Sistema Ósseo



Dez Coisas que você precisa saber sobre o Esqueleto

1 - O esqueleto de um adulto tem 206 ossos, já o de um bebê tem 300. Durante o crescimento alguns ossos pequenos se unem formando um só.

2 - Se somarmos todos os ossinhos de nossas mãos (26 em cada) e pés (25 em cada) temos a metade do total de ossos do corpo humano!

3 - De perfil, a coluna vertebral parece a letra S. Ela dá sustentação ao corpo e permite que tenhamos flexibilidade, por ter 33 ossinhos ligados um ao outro. Se fosse só um grande osso nunca poderíamos nos curvar.

4 - Para se ter ossos sempre em forma é necessário o consumo de alguns nutrientes. O colágeno é uma importante proteína para o osso, pois dá elasticidade, flexibilidade e resistência. Já os sais minerais, como o cálcio e o fosfato, proporcionam dureza e rigidez.

5 - Homens e mulheres têm ossos de tamanhos diferentes. A bacia feminina, por exemplo, tem formato mais circular que a do homem e uma cavidade maior, importante para facilitar a passagem do bebê durante o parto normal.

6 - Os osso estalam porque são presos uns aos outros por ligações chamadas articulações. Elas são flexíveis e, quando apertadas, estalam.

7 - O menor osso do corpo humano se chama stapes e mede entre 2,5 e 3 milímetros. Ele fica no ouvido.

8 - O fêmur é o osso mais longo do nosso corpo: atinge até 50 centímetros.

9 - O crânio é um conjunto de mais de 20 ossos que envolvem a cabeça.

10 - Quando quebramos um osso precisamos engessá-lo para que fique imóvel. Desta forma, o corpo consegue produzir substâncias para grudar novamente as partes separadas.

Fonte: http://recreio.com.br/licao-de-casa/voce-sabiaesqueleto

Nossa aula sobre Sistema Ósseo












Foi uma alegria nossa aula de sexta-feira. Fomos para o Laboratório de Ciências e vimos um esqueleto bem grande. Estudamos e conversamos muito a respeito e depois cada aluno montou seu próprio sistema ósseo.
Eu adorei a aula e vocês?
Bjs

quinta-feira, 8 de março de 2012

Jogos Geográficos

Quem quiser se aventurar e testar seus conhecimentos de Geografia, pode jogar e ver como está:

um quebra-cabeças com tempo rolando! Tem o mapa do Brasil e da América do Sul.
http://iguinho.ig.com.br/jogo_mapa.html

este é ojogo da forca pra quem é bom com as letras!
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-mapas-brasil.html

este é um jogo de perguntas e respostas pra você jogar com a família. Todo mundo vai adorar!
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/estados-brasileiros-quiz.html

quem gosta de jogar memória, vai se amarrar nesse joguinho!
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-estados-brasileiros.html

Quem jogar, me conta na segunda-feira.
Beijos
Profe. tati

Tema virtual- 09/03/12



Oi turminha

como haviamos combinado, hoje nosso tema será virtual! O que vocês deverão descobrir:
-quais os três Estados mais populosos (com mais gente) do Brasil e qual a quantidade de pessoas que vivem em cada um desses Estados.

Quem não conseguir responder por aqui, pode copiar no caderno e apresentar na segunda-feira, ok? Ah, e faça a sua pesquisa com cuidado. Indico que pesquisem nesses dois sites:

http://www.ibge.gov.br/7a12/default.php
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/

sábado, 3 de março de 2012

Pop Art de Romero Britto













Pop Art

A Pop Art é um movimento interessado na desconstrução dos ícones reconhecidos pela sociedade industrial.

O lugar da arte sempre foi um tema extensamente debatido entre críticos, apreciadores, pesquisadores e os próprios artistas. Durante um bom tempo, o mundo da arte foi pensado como uma esfera autônoma, regida por seus próprios códigos e fruto de uma criatividade centrada na individualidade do artista. Contudo, principalmente a partir do século XX, notamos que essa separação entre a arte e o mundo veio perdendo força na medida em que movimentos diversos buscaram quebrar tais limites.

Na década de 1950, observamos a formulação de um movimento chamado de “pop art”. Essa expressão, oriunda do inglês, significa “arte popular”. Ao contrário do que parece, essa arte popular que define tal movimento não tem nada a ver com uma arte produzida pelas camadas populares ou com as noções folcloristas de arte. O “pop art” enquanto movimento abraça as diversas manifestações da cultura de massa, da cultura feita para as multidões e produzida pelos grandes veículos de comunicação.

Ao envolver elementos gerados pela sociedade industrial, a “pop art” realiza um duplo movimento capaz de nos revelar a riqueza de sua própria existência. Por um lado, ela expõe traços de uma sociedade marcada pela industrialização, pela repetição e a criação de ícones instantâneos. Por outro, questiona os limites do fazer artístico ao evitar um pensamento autonomista e abranger os fenômenos de seu tempo para então conceber suas criações próprias.

O movimento “pop art” apareceu em um momento histórico marcado pelo reerguimento das grandes sociedades industriais outrora afetadas pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, adotou os grandes centros urbanos norte-americanos e britânicos como o ambiente para que seus primeiros representantes tomassem de inspiração para criar as suas obras. Peças publicitárias, imagens de celebridades, logomarcas e quadrinhos são algumas dessas inspirações.

Os integrantes da “pop art” conseguiram chamar a atenção do grande público ao se inspirar por elementos que em tese não eram reconhecidos como arte, ao levar em conta que o consumo era marca vigente desses tempos. Grandes estrelas do cinema, revistas em quadrinhos, automóveis modernos, aparelhos eletrônicos ou produtos enlatados foram desconstruídos para que as impressões e ideias desses artistas assinalassem o poder de reprodução e a efemeridade daquilo que é oferecido pela era industrial.

Entre outros representantes desse movimento, podemos destacar a figura de Andy Warhol, conhecido pelas múltiplas versões multicoloridas de “Marilyn Monroe”, produzida no ano de 1967. Outro exemplo de “pop art” pode ser reconhecido na obra “No Carro”, em que Roy Lichenstein utiliza a linguagem dos quadrinhos para explorar situações urbanas. Ainda hoje, diversos artistas empregam as referências da “pop art” para conceber quadros, esculturas e outras instalações.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Fonte: http://www.brasilescola.com/artes/pop-art.htm